Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História / Histórico de Paula Freitas

Histórico de Paula Freitas

por adm publicado 23/08/2019 11h15, última modificação 23/08/2019 11h22

HISTÓRICO


 1 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA:

     No final do século XIX, a região era conhecida por “Estácios”, devido a existência de um Porto Fluvial às margens direita do Rio Iguaçu, conhecido como Porto dos Estácios,  Pois em 1871, instalou-se à margem esquerda do Rio Macacos, afluente do Rio Iguaçu, o cidadão Manoel Estácio de Paula , sendo o primeiro habitante da região. Mais tarde com a penetração e construção da Estrada de ferro, São Paulo/Rio Grande (SPRG) e posteriormente denominada Rede Viação Paraná Santa Catarina (RVPSC), construiu-se uma estação ferroviária, inaugurada em 26 de fevereiro de 1905, com o nome de Paula Freitas, em homenagem ao ilustre Engenheiro Civil, Dr. Antônio de Paula Freitas,  especialista em estradas de ferro.

 

2 – PRIMEIROS COLONIZADORES:

     O processo de desenvolvimento colonizatório, não se deu somente por gaúchos e catarinenses, visto que a região recebeu um grande fluxo heterogêneo de pioneiros que a partir da década de 20, passaram a fixar-se na terra, construindo as primeiras glebas, as primeiras famílias e efetivamente um povoado. E, entre as primeiras famílias, cita-se: Estácios, Marés de Souza, Gasparin, Lara, Cordeiro, Marques, Afonso, Bueno, Schwartz, Gabardo, Hermann e outras tantas que transformaram a região em um dos baluartes civilizatórios do sertão Paranaense.

 

3 – EVOLUÇÃO E CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO:

     No início da povoação, dado a leva de imigrantes poloneses, fundou-se a Colônia de Carazinho, mais tarde “Distrito de Carazinho”.

     No decorrer do tempo, dado a instalação de Engenhos para exploração de madeira (serrarias), construídas próximo ao Rio Iguaçu, no sentido de facilitar o transporte, através de embarcações fluviais, (pequenos vapores movidos a locomóveis) e mais tarde a estação ferroviária. A sede distrital passou a funcionar na Vila de Paula Freitas, em virtude dos acessos e meios de comunicações serem mais acessíveis a outras Comunidades.

     Em janeiro de 1940, o povoado passou a categoria de Vila, sendo distrito de União da Vitória, Em 29 de novembro de 1963, foi criado o Município, sendo instalado em  08 de dezembro de 1964, conforme Lei Estadual n.º 4788.

 

4 – DADOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS:

     4.1 – Localização: O Município localiza-se na região sul do Estado do Paraná, micro região do Iguaçu, jurisdicionado à Comarca de União da Vitória, com coordenadas de26º 26’ 15” da latitude sul e 51º 51’ 20” de longitude oeste de Greenwich em relação ao meridiano central e linha do Equador.

     4.2 – Área – A área do Município eqüivale a 431,887 km/2, corresponde a 0,2 % da área do Estado.

     4.3 – Limites: Limita-se ao norte, nordeste e leste com o Município de Paulo Frontin, sudeste, sul e sudoeste com o Estado de Santa Catarina, (mareado pelo Rio Iguaçu) e, oeste e noroeste com o Município de União da Vitória.

     4.4 – Altitude: Sua altitude com referência ao nível do mar é de 754,856 metros;

     4.5 – Rios: As principais bacias escoadoras são: Rios: Jararaca, das Antas, Carazinho, Vargem Grande, Rondinha, Macacos e Soldado. Todos afluentes do Rio Iguaçu na divisa com o Estado de Santa Catarina.

     4.6 – Clima: O clima é subtropical úmido Mesotérmico, verões frescos  a diferença entre a máxima e a mínima é de 7º a 18º C., invernos com ocorrências de geadas severas e freqüentes, temperatura média inferior a 18ºC. Não apresenta estação seca;

     4.8 – Pluviosidade: média anual 198,66 mm

                                    menor precipitação: 46 mm               mês de ocorrência: março

                                    maior precipitação: 438 mm              mês de ocorrência: outubro

     4.9– Fauna: Ainda se encontra veados, catetos, pacas, capivaras, quati, cotias, tamanduás, guarás, gambás, lebres, jaguatiricas, lontras, pacussus etc. e pássaros como: tucanos, jacu, periquitos, papagaios, sabiás, gralhas, urus, nambus, pombas rolas, e migratórias, canários, joão-de-barro, e outros. Entre os peixes, em todos os rios mencionados no item 4.7, encontra-se traíra, bagre, cará, lambari, carpas, bocudos e cascudos.

      4.10 – Flora:  No Município encontra-se ainda mata nativa como: araucária, cedro, imbuía, canela, timbó, sassafrás, sapopema, pessegueiro bravo e diversas outras árvores consideradas madeira branca, e como fonte comercial temos a erva-mate, abundante no Município. Matas naturais 11.150 ha

     4.11 – Solo – O solo é 80% cambissolo e 20% composto de terra bruna, latosolo, litólico, podzólico e hidromórfico. (Pva 11 podzólico vermelho – amarelo álico Tb – formados da decomposição de Tilitos, varvitos, locssitos, formação palmeira, do grupo Tubarão e das camadas areno-argilosos. Ca 3 cambissolo Alico Tb – proeminente textura argiloso de relevo, suave ondulado, de vertente curta, substratos silticos, argilitos e folhetos. Ca 27 associação cambissolo álico Tb – a proeminente relevo ondulado substrato folhetos silticos + Rubrozem relevo suave ondulado ambos textura argiloso. Ca 34 associação cambissolo álico Tb – podzólico textura argilosa substrato folhetos silticos + solos litólicos álicos textura média substrato arenitos e siltitos ambos de relevo ondulado). Paula Freitas caracteriza-se por solo com ph reduzido ou seja, ácido, necessitando de aplicação corretiva em toda sua área, sendo que o mesmo ocorre no que diz respeito a presença de microelementos como fósforo havendo também a necessidade de correção. Extrai-se, pedra, argila e areia, este último das margens dos rios e também dos leitos, sobretudo do Rio Iguaçu.

     4.12 – Relevo: Formado por Planalto e Planícies.

     Planície: banhado a maior parte pelo Rio Iguaçu;

     Planalto: parte mais alta do Município, norte, noroeste com a Serra da Esperança, passa nas localidades de Vargem Grande e Colônia Macacos.          

de seus funcionários mantém instruções permanentes para uso, conservação e preservação do solo e meio ambiente.

 

5 – MANIFESTAÇÕES POPULARES:

  • Festa Regional da Melancia (fevereiro)
  • Aniversário do Município: 08 de dezembro;
  • São Carlos Borromeu (Padroeiro) 04 de novembro.

 
 

6 – PESSOAS ILUSTRES:

Pessoas nascidas em Paula Freitas, e que se tornaram ilustres por cargos assumidos, destacam-se

  • Frederico Marés de Souza – Exerceu os cargos de: Deputado Federal , Estadual e Secretário de Estado;
  • João Olivir Gabardo – Deputado Federal, Presidente do Tribunal de Contas e Ouvidor Geral do Estado;
  • Deny Schwartz – Deputado Federal, Ministro dos Transportes e Secretário de Estado;
  • Dom Oneres Marchiori – Bispo da Diocese de Lages-SC.

 

7 - SÍMBOLOS MUNICIPAIS:

    De conformidade com a Lei  Municipal n.º 122/72 de 04 de outubro de 1972, sancionada pelo então Prefeito, Sr. Zigmondo Wieszkow, foram criados e autorizados a confecção dos seguintes  Símbolos Municipais:

  1. BANDEIRA MUNICIPAL;
  2. HINO MUNICIPAL e
  3. BRASÃO MUNICIPAL.

 

BANDEIRA MUNICIPAL

  1. – A Bandeira Municipal de Paula Freitas, de autoria do heraldista Professor Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, é terciada de faixas, sendo: Duas faixas laterais de azul, de seis módulos de largura e a central de branco, carregada de sobre-faixa vermelha de dois módulos de largura. A talha é constituída de um retângulo em pala de cinco módulos em branco, onde o brasão Municipal é aplicado;
  2. – De conformidade com a tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as Bandeiras Municipais, podem ser oitavadas, sextavadas, esquateladas ou terciadas, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo e ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica, onde o Brasão Municipal é aplicado;
  3. – A Bandeira de Paula Freitas obedece a regra geral. É terciada em faixa. O Brasão aplicado na Bandeira, representa o Governo Municipal. E, o grande retângulo branco firmado na tralha onde é contido, representa a própria Cidade do Município. A cor branca é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade. A faixa branca central, carregada de sobre-faixa vermelha, representa o Poder Municipal, que se expande a todos os quadrantes do seu território. A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia;
  4. – As faixas laterais de azul, representam as propriedades rurais existentes no território Municipal, a cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade;
  5. – Outras regras referentes a Bandeira Municipal, quanto a dimensão, reprodução, instalação, inauguração, incineração, hasteamento, modo e uso nas repartições públicas e datas cívicas, estão regulamentados pelos Artigos e Parágrafos da Lei 122/72

 

 HINO MUNICIPAL

  O Hino Municipal foi instituído pela Lei n.º 122/72, regulamentado e criado pelo Decreto n.º 003/90 de 19 de fevereiro de 1990

  A letra e música foi autoria de Sebastião Lima e José Carlos Pereira,  gravado pela Banda da polícia Militar do Paraná.

 LETRA:

 Paula Freitas o valente pioneiro

Adentrou o agreste sertão

E com a fibra de heróico vanguardeiro

Fez surgir nova civilização

Lá do alto da Serra da Esperança

Anteviu um futuro sem par

E esta Terra de paz e bonança

É o meu berço que sempre hei de amar

 

(Estribilho)

Paula Freitas jardim virente

O teu solo é um amplo altar

Onde a brava e boa gente

Todo dia vem rezar

Os rosários de semente

Pelas mãos a deslizar

São as preces do presente

Que o porvir vai germinar

 

Quanto amor na ideal trajetória

Da semente eclodindo feliz

Transformando o labor em vitória

Do teu filho que te ama e bendiz

O Iguaçu caudaloso a irrigar

As riquezas que brotam do chão

E São Carlos a abençoar

Paula Freitas do meu coração.

(Estribilho)

 

 BRASÃO MUNICIPAL

              De acordo com o Art. 19º da Lei Municipal n.º 122/72, o Brasão de Armas de Paula Freitas, é de autoria do heraldista, Professor Arcinoé Antonio Peixoto de Faria da Enciclopédia Heráldica Municipalista. É descrito em termos próprios de heráldica da seguinte forma: Escudo samnítico  encimado pela coroa mural de seis torres de argente e iluminada de goles, em campo de argente, posta em abismo, a panóplia constituída de dois pavilhões entrecruzados, o primeiro faixado de vermelho e branco, e o segundo de azul e vermelho, tendo este ao topo o símbolo de Unidade Federativa das Repúblicas Socialistas Soviéticas, encimadas de duas mãos  virís de carnação que se apertam. Flanqueados a dextra e sinistra , dois arados manuais de sable. Ao termo, um aguado de bláu e ondado de argente. Como apoios de escudo, hastes de arroz e canas de milho ao natural, entrecruzadas em ponta, sobre as quais se sobrepõe um listel de góles, contendo em letras argentinas o topônimo identificados “Paula Freitas”, ladeados pelos milésimos “1927 a 1964”.

 

INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA

  1. – O escudo samnítico, usado para representar o brasão de Armas de Paula Freitas, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formador de nossa Nacionalidade;
  2. – A coroa mural que sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade, representada na terceira grandeza (Sede Municipal);
  3. – O metal argente (prata) do campo do escudo, é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade;
  4. – A panóplia posta em abismo (centro ou coração do escudo), constituída pelos Pavilhões entrecruzados da Polônia e da Ucrânia, encimada pelas mãos viris de carnação que se apertam, é o símbolo da união e da amizade. É uma homenagem aos imigrantes dessas nações que, integrados na comunidade brasileira, vieram a constituir o núcleo colonizador de onde surgiria a cidade de Paula Freitas;
  5. – Os arados manuais de sable (preto) lembram no Brasão que a economia Municipal é baseada na agricultura;
  6. A cor sable (preto), é símbolo da prudência, sabedoria, moderação, austeridade, ciência, firmeza e caráter;
  7. – Ao termo (parte inferior) do escudo, o aguado de bláu (azul) e ondado de argente (prata), representa o Rio Iguaçu, às margens do qual ergue-se a cidade;
  8. – A cor bláu ( azul) é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade;
  9.  – Nos ornamentos exteriores, as hastes de arroz e canas de  milho ao natural, indicam os principais produtos oriúndos da terra dadivosa e fértil;
  10. – No listel de góles (vermelho), cor simbólica da dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia, inscreve-se o topônimo indicador em letras argentinas (prateadas): “ PAULA FREITAS”, ladeados pelo milésimos “1927” da criação do Distrito e “1964” da instalação do Município.

Quanto a reprodução de Brasões e/ou disponibilidades à Comendas e demais usos estão regulamentados pela Lei.